Chronixx recebe fortes críticas após post polêmico

Um dos grandes nomes da nova escola do reggae jamaicano, Chronixx, se encontrou em uma situação delicada, após um polêmico texto postado por ele em suas mídias sociais durante a badalada visita de Barack Obama à Jamaica na semana passada. Supostamente Chronixx se referiu ao presidente dos EUA o chamando de inútil. A postagem continha uma foto do líder jamaicano Marcus Garvey e questionava o fato de Garvey ainda ter uma ficha criminal nos EUA. Confira o texto na íntegra:

chronixx-post-1“Esse homem (Marcus Garvey) ainda tem ficha criminal nos EUA e nós glorificando um inútil! Esse homem foi caçado e preso pelo nosso governo jamaicano…que alguns anos depois pavimentou um caminho pacífico e seguro para que o presidente americano se direcionasse a nós…uma “raça de bons para nada” (“race of goods for nothing”, parafraseando um discurso de Marcus Garvey). É por isso que faces negras não significam mais nada para o rasta.”

Logo após a postagem, diversos seguidores de Chronixx ficaram indignados e desapontados, e muitos se manifestaram, em sua maioria questionando sua arrogância, falta de respeito e hipocrisia, já que ele possui visto americano e já se apresentou diversas vezes nos Estados Unidos, inclusive em uma apresentação ao vivo para a TV americana. A ministra da cultura da Jamaica Lisa Hanna também se manifestou e veiculou um vídeo, que você assiste acima, pedindo para Chonixx ter mais cautela com seus depoimentos e não direcionar suas insatisfações diretamente a um indivíduo, e no final ainda o chamou para uma conversa.

Por outro lado, houve pessoas que mostraram apoio a Chronixx e respeitaram sua liberdade de expressão, incluindo grandes nomes como Tony Rebel e a ex-senadora jamaicana Deika Morrison. Mesmo assim o post foi removido, e em seguida um novo surgiu, também com a foto de Garvey, onde Chronixx cita em partes:

chronixx-post“É tempo de evolução. Após toda a falação…julgue e serás julgado, os mais velhos dizem. Eu não me importo com o julgamento de nenhum humano. Eu espero que ser julgado e que me digam quando estou errado…Isso na real é uma coisa muito saudável para mim. A mídia pode continuar daqui, contorcendo no melhor interesse para a sua “história”. E a luta continua. Que Jah seja louvado em todas as coisas. Eu leio todos os comentários e agora eu vejo quem é quem! Love.”

Com esse post, Chronixx conseguiu amenizar a situação e voltou a ter o apoio de muitos fãs que passaram a dar razão a ele. Tudo isso poderia ter sido evitado, pois a própria primeira ministra da Jamaica Portia Simpson Miller (que recebeu Obama durante sua passagem na ilha), havia pedido ao presidente americano que exonerassem Garvey, tudo isso antes do primeiro post de Chronixx.

O som do Chronixx você escuta todas as manhãs na Sessão Reggae da Radio Layback em Layback.FM.

Radio Layback