Billabong Pro Tahiti 2012: Dia Final

O último dia de Billabong Pro Tahiti 2012 coroou Mick Fanning como campeão após uma vitória de última hora em cima de Joel Parkinson na final.

Em meio a baterias muito disputadas e excelentes tubos encaixando na bancada de Teahupoo, os dois brasileiros restantes na competição caíram nas quartas de finais.

Ricardo dos Santos, após passar por Jordy Smith e Kelly Slater, conseguiu sua vaga nas quartas derrotando Taj Burrow na repescagem. Porém, era o dia de sorte de Mick Fanning, e com apenas um minuto restante no relógio, o aussie virou a bateria contra Ricardinho, assim como fez mais tarde na final contra Parko. A incrível performance do catarinense lhe rendeu o prêmio A.I Award, destinado ao surfista mais comprometido da competição, em homenagem a Andy Irons.

Gabriel Medina, cometeu dois erros cruciais nas melhores ondas surfadas em sua bateria contra John John Florence, que lhe custaram caro, visto que o havaiano não deixava sobrar nenhum tubo, protagonizando uma excelente performance em Teahupoo. John John veio a ser derrotado por Joel Parkinson na segunda semifinal, sem ter muita chance de reação em um momento de poucas ondas do dia.

Com a vitória – a primeira australiana desde a vitória de Occy, em 1999 –, Mick Fanning se mantém na liderança do Ranking do WCT e se torna um sério candidato a campeão mundial de 2012.

Layback TVSurf