Dusty Payne campeão, finais dramáticas em Haleiwa

O último dia de Reef Hawaiian Pro 2014 proporcionou um belo mesclado de surf de borda com aéreos progressivos em Haleiwa. Numa final emocionante, Julian Wilson já tinha seus três adversários em combinação com apenas 15 minutos de bateria. Julian já estava inspirado durante o campeonato inteiro e no último dia estava em seu auge, com alguns dos aéreos mais bonitos da competição. Porém, com pouco tempo restante no relógio, o havaiano Dusty Payne pegou duas ondas seguidas em menos de 90 segundos pra conseguir uma virada espetacular e ficar com o título. Ele foi o único competidor na final a ter corrido todas as fases do evento.

Com a vitória, Dusty pula da 97ª para a 24ª posição do ranking WQS, e após um ano de sérias contusões e resultados pouco satisfatórios no circuito, já pode até pensar em uma calissficação para o WCT 2015, caso consiga outro feito desta magnitude em no Vans World Cup, a próxima etapa da tríplice coroa havaiana que acontece em Sunset Beach.

Quem também consegue envisionar uma classificação para a elite mundial do ano que vem de forma mais realista é Raoni Monteiro, que pulou da 78ª para a 41ª posição do WQS com sua chegada às semifinais em Haleiwa. Raoni foi o melhor brasileiro no Reef Hawaiian Pro e vale lembrar que o guerreiro de Saquarema conseguiu um passaporte para a elite mundial em 2010 vencendo a etapa de Sunset, portanto, ficamos na torcida.

Jeremy Flores, Matt Wilkinson e Brett Simpson, três surfistas do WCT que atualmente se encontram fora da bolha dos 22 primeiros colocados (que garantem seus lugares na elite no ano que vem) entraram na zona de classificação do WQS, atualmente tirando a vaga de Joan Duru, Jessé Mendes e Charly Martin. Fora isso, nada muda na zona de classificação do WQS, e com a excelente performance de Tomas Hermes, que chegou ao Round 4 em Haleiwa, ele se mantém como 7º classificado pelo WQS.

A segunda etapa do Vans Hawaiian Triple Crown of Surfing é o Vans World Cup, que começa no dia 24 de novembro e o evento terá transmissão e cobertura completa aqui na Layback.

Os atuais 14 classificados para o WCT 2015 pelo ranking WQS. Filipe Toledo, Jadson André, Julian Wilson e Adriano de Souza atualmente se classificam diretamente por suas posições no WCT, dando lugar para 4 outros classificados além dos 10 primeiros do WQS.

CompetiçãoLayback TVSurf