Pelo segundo ano consecutivo, a revista americana TransworldSurf lançou o desafio Imaginarium, que busca a evolução da fotografia e produções visuais no surf. Quatro grandes marcas de surf estão competindo e a vencedora vai sair com uma matéria de capa na edição de novembro da Transworld.
As equipes tiveram dois meses para ir a qualquer lugar no mundo e fotografar tudo o que quisessem. As únicas regras eram: não usar de recursos de Photoshop, e escolher um tema que seria refletido por toda a apresentação.
As equipes são Billabong, Body Glove, Rusty e Reef. Cada uma seguiu uma linha, um conceito diferente.
BILLABONG
No vídeo da Billabong, composto por Creed McTarget (Iron Maiden), Jake Halstead (Misfits), Kaimana Jaquias (N.W.A) e o brasileiro Peterson Crisanto (Jimi Hendrix), os surfistas encarnaram as lendas da música no clipe intitulado Temples of Rock. O video foi produzido pelos filmakers Victor Pakpour e Blake Petit.
BODY GLOVE
A Body Glove voltou aos anos 80, época do famoso videogame Nintendo, para criar seu vídeo. A ideia de 8 Bit foi do surfista e membro da equipe Cheyne Magnusson, que resolveu mesclar seus dois vícios, videogames e surf.
Além dele, estão Jamie O’Brien, Alex Gray e Justin Quirk fechando o time. Os fotógrafos que trabalharam em 8 Bit foram John Ho, Eric Warner e John De Temple. O clipe foi dirigido por Greg Browning e pelo próprio Cheyne Magnusson.
Confira cenas dos bastidores da produção:
RUSTY
O terceiro time é o da marca Rusty. Composto pelos surfistas Josh Kerr, Damien Fahrenfort e Nate Yeomans. Eles voltaram no tempo das mono-quilhas e o destino do surf foi a Costa Rica. O clipe entitulado “The Single Life: Pura Vida” é uma espécie de surf retrô moderno, já que os caras estão voando alto com as mono-quilhas. Confira abaixo a produção do videomaker Steve Reilly.
REEF
A quarta e última produção é do time da Reef. De acordo com o fotógrafo da Reef, Chris Starley, “nosso conceito não é cem por cento original, como a fotografia subaquática já foi vista antes, mas queríamos um sentimento orgânico, cru. Nós não queríamos usar helicópteros ou qualquer dessas merdas, porque não se encaixa com a direção da marca. Nós vimos tantas fotos de caras como Brian Bielmann, que nos deu a ideia para um tema subjacente que é o de tentar retratar o que um recife teria visto ao longo dos anos desde a criação do surf. ”
Rob Machado, Jay Thompsom e Sean Moody são os caras de “If a Reef had eyes”.
Assista aos vídeos no site da TransworldSurf.