
Carlos Burle representando o Brasil durante o Mavericks Invitational 09-10. pegando sempre as bombas mais do outside possíveis. Foto: Carpentier/BWWT

Mark Healey em um dos swells que fizeram Mavericks funcionar depois da etapa do Mavericks Invitational 09-10. Foto: Julio Fonyat

Em um dia como esse, muitas ondas quebram sozinhas. E isso não irá mudar tão cedo... Foto: Julio Fonyat
Depois de dois anos sem campeonato, o Mavericks Invitational volta a fazer parte do circuito de ondas grandes, o Big Wave World Tour.
A última etapa realizada nas temidas ondas de Mavericks foi durante a temporada 2009-2010, sendo válida como uma etapa do BWWT. O evento, vencido pelo sul-africano Chris Bertish, fez história como o campeonato de maiores ondas já surfadas na remada. A premiação também era um recorde em um campeonato desta modalidade: $150.000 dólares. Carlos Burle e Alex Martins foram os representantes brasileiros no lineup.
No entanto, o evento foi desvinculado do BWWT após aquele ano e, até agora, foi impedido de ser realizado novamente por falta de um swell bom o suficiente.
A verdade é que Mavericks representa muita coisa para muita gente, então nem sempre é tão fácil chegar a um acordo nas questões relacionadas ao evento, mas se há um senso comum, ele é referente à condição de mar necessária para o sinal verde do campeonato. A exigência é um swell especial, digno do potencial desta onda.
Desta vez, a janela de espera do Mavericks Invitational foi ampliada, devido a previsão de um inverno mais antecipado do que o comum, fazendo com que o evento possa ser realizado entre os dias 1º de novembro de 2012 à 31 de março de 2013.
“Os surfistas estão prontos, a comunidade está pronta, e nós estamos animadíssimos para fazer este evento acontecer esse ano.” – disse o lendário Jeff Clark, descobridor do pico e organizador do Mavericks Invitational junto ao Big Wave World Tour.
Por enquanto, a lista de surfistas convidados continua a mesma: