Morre aos 64 anos a lenda Junior Murvin

Mais um ícone da música se vai, desta vez o lendário Junior Murvin, autor do clássico do Reggae Police and Thieves. Murvin já sofria há algum tempo com diabetes e hipertensão, e nessa última segunda-feira, dia 2 de Dezembro, não resistiu e faleceu em Port Antonio, cidade onde que morava na Jamaica.

O sucesso de Murvin veio em 1977, quando Lee “Scratch” Perry concordou em gravar o single Police and Thieves e em seguida o álbum com o mesmo nome. O single, que agora contava com a gravação do mestre Perry, foi lançado mundialmente, e fez bastante sucesso na Inglaterra, particularmente em Londres. Isso devido à associação que a música teve com as manifestações londrinas que ocorreram no mesmo ano.

Com o sucesso em solo britânico, algumas bandas de punk e rock inglesas começaram a ter o reggae jamaicano como influência, como foi o caso do The Clash, que gravou uma versão da Police and Thieves em seu primeiro álbum, também em 1977. Releia aqui uma entrevista recente com Lee Perry falando um pouco sobre essa época.

Veja acima, uma de suas últimas apresentações para a TV inglesa em 2004, que deixamos aqui como nossa homenagem a esse grande ícone, Junior Murvin. Você também escuta mais dele na Sessão Reggae da Radio Layback.

Radio Layback