Radio LaybackSessão Hang LooseTop 10

Os 10 melhores álbuns de Reggae de 2016

top10-faixa

2016 passou e deixou uma variedade grande de lançamentos excelentes da cena reggae nacional e internacional. Foram vários álbuns, EPs e coletâneas que poderiam facilmente entrar em diversas listas, mas para facilitar as coisas, separamos 10 álbuns que mais nos chamaram a atenção durante todo o ano passado, e que têm rolado direto na nossa programação.

10. John Brown’s BodyFireflies

Veteranos do reggae norte-americano, o John Brown’s Body comemorou em 2016 os 20 anos do seu primeiro álbum All Time de 1996, com o lançamento de seu oitavo trampo Fireflies. O vocalista Elliot Martin e o baterista Tommy Benedetti são os dois únicos membros fundadores da banda, e ao lado da seção de sopro invejável da banda, receberam o reforço de peso no novo disco do músico e produtor Jay Spaker. Também conhecido como Double Tiger e responsável pelo coletivo Tour de Force, ele chegou para dividir os vocais e as composições ao lado de Elliot. O disco foi um dos principais lançamentos de 2016 da Easy Star Records. Escute o disco na íntegra:

 

9. Dub IncSo What

Prestes a completar 20 anos de banda, os gigantes do reggae francês Dub Inc, convenceram mais uma vez com seu sexto álbum da carreira So What. Com seu som característico que vai do reggae e dancehall aos ritmos norte africanos, eles seguem trabalhando de maneira independente, produzindo, gravando e lançando seu material pelo próprio selo Diversité, tendo total liberdade de criação. Produziram e lançaram ainda na época o They Want Riddim, que conta com versões de Skarra Mucci, Gentleman, Adonai, Jah Sun e Luciano, entre outros. Como participações no álbum temos os gêmeos do Mellow Mood e o conterrâneo Naâman. Escute o disco na íntegra:

 

8. Jah99

O segundo álbum da jamaicana Jah9, intitulado de 9, é diferente de qualquer disco de reggae que você já escutou. Produzido em sua maioria pela própria cantora, o disco é repleto de simbolismos envolvendo o número 9, com suas 9 faixas, o empoderamento da mulher (femiNINE) como tema central, e sua data de lançamento (09/09/2+0+1+6=9), o álbum traz composições profundas da poetisa, que teve total liberdade de criação mesmo com a gigante VP Records apresentando o trabalho. O lendário guitarrista Earl ‘Chinna’ Smith, amigo de longa data de Jah9, participou das gravações e deu um toque especial nas faixas. Confira a conversa que tivemos com a cantora na época do lançamento aqui. Escute o disco na íntegra:

 

7. Max RomeoHorror Zone

40 anos se passaram desde o icônico War Inna Babylon de Max Romeo, gravado e produzido pelo mago Lee Perry e sua banda The Upsetters no Black Ark Studios, e o mundo ainda sofre com os mesmo problemas que novamente foram abordados pela lenda em seu novo álbum Horror Zone. O trampo foi gravado e produzido pelo inglês Daniel Boyle em seu estúdio, com equipamentos do mesmo naipe que os usados na época do Black Ark. Como se isso não fosse o suficiente, as gravações ainda contaram com três membros originais dos UpsettersVin Gordon (trombone), Glen Da Costa (saxofone) e Robbie Lyn (teclado), além do próprio Lee Perry, que ajudou nos efeitos e backing vocals das versões dub das faixas. Pra completar, a arte da capa é de autoria de Tony Wright, mesmo nome que assina a capa de War Inna Babylon. Não tem como ser mais roots que isso. Escute o disco na íntegra:

 

6. RaphaelReggae Survival

Com um EP lançado e seu álbum de estreia Mind Vs. Heart de 2013, o italiano Raphael ficou conheciso com o hit Soundblaster. Em 2016 tivemos o prazer de escutar Reggae Survival, o segundo de sua carreira, que definitivamente o colocou como um dos principais nomes do reggae italiano e europeu. Produzido nos EUA e Italia, e lançado pela gravadora americana Sugar Cane Records, o disco contou com a supervisão e gravação das seções de sopro comandadas pelo lendário saxofonista jamaicano Dean Fraser, e com gravações de nomes como Fela Kuti, o ex-presidente uruguaio José Mujica e o radialista inglês David Rodigan, servindo de introdução em algumas faixas. Duas releituras clássicas também fazem parte do tracklist, o rocksteady Engine 54 do The Ethiopians em Stock of Weed, e o hino Joker Smoker de Triston Palmer, inclusive com participação épica do próprio. Escute o disco na íntegra:

 

5. Dactah ChandoAnsestral

O quarto álbum do espanhol Dactah Chando, Ansestral, é talvez um dos melhores álbuns de reggae já lançados em espanhol. Seu excelente trabalho anterior, Sabiduria Roots de 2014, foi superado por incrível que pareça. Produzido novamente pelo consagrado produtor Umberto Echo da Oneness Records da Alemanha, o disco traz faixas para todos os gostos, que vão do reggae roots ao dancehall com fortes influências de jazz e soul em alguns momentos, e novamente o timbre da voz e o flow único de Dactah Chando fazem a diferença. Escute o disco na íntegra:

4. Junior DreadSaiba Viver

O paulista Junior Dread já vem se destacando há alguns anos, com diversas apresentações internacionais e parcerias de peso com selos e produtoras inglesas. Seu primeiro álbum solo, Saiba Viver, veio no segundo semestre de 2016 para coroar as realizações e ficar marcado como um dos melhores lançamentos do ano. Com um timaço nas gravações, a produção musical ficou por conta do experiente Alexandre Basa, que também assina os dois álbuns de Black Alien, e do lendário Junior Marvin, ex-guitarrista do Bob Marley. O disco foi lançado pela URK Music Entertainment, comandada por Leo Motta, que também é o responsável pela produção executiva. Escute o disco na íntegra:

 

3. Jota 3Amplificado por Digitaldubs

Após uma temporada na Inglaterra e vários bailes como um dos MCs do coletivo carioca Digitaldubs, Jota 3 selou a parceria com o sound system ao lançar seu novo álbum Amplificado por Digitaldubs no final do ano passado. Ao todo com 10 faixas conscientes e com mensagens diretas e necessárias, o disco conta com as participações mais que especiais dos parceiros Jeru Banto e B Negão, além das lendas jamaicanas Sly & Robbie e Earl ‘Chinna’ Smith. Tudo isso produzido minuciosamente pelas mãos de Twilight Circus do Canadá, Reality Chock e G. Corp da Inglaterra, e pelo próprio Digitaldubs. Saiba mais aqui. Escute o disco na íntegra:

 

2. AlborosieFreedom & Fyah

Um dos principais lançamentos da VP Records de 2016, Freedom & Fyah, o quinto álbum de Alborosie, mostra mais uma vez a versatilidade do italiano. Seja como cantor, instrumentista ou produtor, Alborosie é o maior responsável por toda a parte de criação e execução da obra, assim como em seus trabalhos anteriores. Nas participações do disco, temos a inédita com Protoje, além de Ky-Mani Marley e da veterana Sugus, que já cantou com nomes como Dennis Brown e Gregory Isaacs. Outro detalhe legal é a faixa Everything, que contou com a produção e participação do lendário baixista Flabba Holt dos Roots Radics. Relembre do nosso Especial aqui, e escute o disco na íntegra:

 

1. Mykal RoseSidewalk Steppa

O mestrão Michael Rose está de volta. Uma das vozes por trás do auge do Black Uhuru na primeira metade dos anos 80, já havia preparado o terreno em 2013 quando lançou o EP Showdown Inna Bloody Town, em parceria inédita com a Foreign Key Records da Califórnia. Ano passado então tudo fez sentido quando saiu o brilhante sucessor Sidewalk Steppa, dando sequencia na parceria que ficou ainda mais entrosada com o passar dos anos. O produtor responsável Siahvash Dowlatshahi conseguiu forjar muito bem as bases pesadas do disco que mesclam o reggae roots e dub às fortes influências do funk e jazz, com direito ainda às bases criadas pelos parceiros de longa data Sly & Robbie na faixa título e em Jungle Justice. Como se não fosse o suficiente, Michael Rose ainda soltou depois de 2 meses o álbum Rasta State, dessa vez pela VP Records. Escute o disco na íntegra:

 

As posições dos álbuns são relativas, e poderiam até ser trocadas entre si, levando ainda em consideração outros álbuns de peso do ano passado que acabaram ficando de fora como: Sizzla876, Perfect GiddimaniReggae Farm Work, Junior KellyUrban Poet, Raging FyahEverlasting, Stephen MarleyThe Fruit of LifeTiano BlessSale a La Luz, Mungo’s Hi FiNo Wata Down Ting, I KongPass it OnRising TideRising Tide, Freddie McGregorTrue to My Roots, Cali PI Thoughts e Clinton FearonThis Morning, entre outros. Como só levamos em consideração álbuns para a lista, ficam aqui ainda as menções honrosas para os excelentes EPs: Dada YuteAnother Gun Buzz, ProtojeRoyalty Free, Amanajé Sound SystemGerações, Marcelo NattyVulgo NattyLutan FyahThe Struggle Koro FyahRough Diamond, entre outros.

Escute todos esses lançamentos e muitos outros todas as manhãs na nossa Sessão Reggae em Layback.FM.

Mais Recentes:

Spitfire apresenta: Arson Department IV

Com Ishod Wair, Even Smith, Hjalte Halberg, Didrik Galasso e outros monstros!

Primitive dá as boas-vindas a JB Gillet!

Um dos nomes mais técnicos e históricos da cena europeia completando o esquadrão de peso!

vixi1000º: chádefita na Mini Ramp de Caçapava

Com Pedro Barros, Lucas Xaparral, Ricardo Dexter, Rodolfo Ramos, Formiga, Piolho, Gian Naccarato......!!!

Nova coleção da Vans inspirada no primeiro álbum do Led Zeppelin

Celebrando 50 anos do lançamento do clássico álbum auto-intitulado!

SOUR apresenta: The Sour Solution II

Ainda mais bizarro que o primeiro, por incrível que pareça...

Bio In Ohio: 5 metros de transição sem copping!

Grant Taylor, Raven Tershy, Pedro Delfino, Raney Beres e Peter Hewitt em uma sessão histórica!