A corrida pelo título mundial e a entrada no WCT

Há dois dias do início da penúltima etapa do WCT, O’Neill Coldwater Classic, em Santa Cruz, a corrida pelo título mundial de 2012 é a mais emocionante dos últimos anos.

Os cinco primeiros colocados do ranking do WCT ainda têm chances de título: Joel Parkinson, Kelly Slater, Mick Fanning, John John Florence e Adriano de Souza. As possibilidades da decisão ser levada pra Pipeline – como não acontecia desde 2008, quando Mick Fanning tirou o título das mãos do atual líder Joel Parkinson – são grandes.

Para ser exato, o único surfista que pode ser campeão antecipado é Parko, e este é o cenário necessário em Santa Cruz para que a decisão seja levada ao Billabong Pipemasters 2012:

Se Parko conseguirKelly precisaráFanning precisaráJohn John precisaráMineirinho precisará
1º lugar9º lugar5º lugar
2º lugar25º lugar9º lugar1º lugar
3º lugar25º lugar25º lugar2º lugar1º lugar
5º lugar25º lugar25º lugar3º lugar1º lugar
9º lugar25º lugar25º lugar5º lugar2º lugar
13º lugar25º lugar25º lugar5º lugar2º lugar
25º lugar25º lugar25º lugar5º lugar2º lugar

Ou Seja, Parko poderá ser campeão antecipado se vencer o campeonato em Santa Cruz, com Kelly e Fanning terminando em 13º e 9º, respectivamente. Se Parko não for campeão da etapa, a decisão vai para Pipeline, independente dos outros resultados.

Lembrando que o pior resultado de Kelly Slater foi a etapa no Rio de Janeiro, em que ele não compareceu, consequentemente não pontuou, devido a uma contusão. Os melhores oito resultados de cada surfista são os que contam no final do ano, e Kelly compensou sua ausência no Billabong Pro Rio 2012 com três vitórias no WCT – Volcom Fiji Pro, Quiksilver Pro France e Hurley Pro Trestles.

Já Parko foi disparado o surfista mais constante em 2012, porém, pode ser coroado campeão mundial sem ter vencido sequer uma etapa do WCT.

Enquanto isso, os catarinenses Jean da Silva e Willian Cardoso conseguiram uma excelente performance na última etapa classificatória do WCT antes da temporada havaiana – respectivamente 5º e 3º lugar no Santa Pro, Ilhas Canárias – e alcançaram a meta dos 14.000 pontos no World Ranking para ficarem a um passo da classificação.

Os dois se juntam ao ubatubense Filipe Toledo, o irlandês Glenn Hall e o californiano Nat Young, já garantidos no WCT 2013, dentro da zona dos 32 classificados – composta pelos 22 primeiros do Ranking WCT e os 10 primeiros do World Ranking. Agora, as atenções estão todas voltadas para o Hawaii, onde hoje teve início a etapa quatro estrelas Vans HIC Pro Sunset Beach, e onde no dia 12 de Novembro teremos o início da Tríplice Coroa Havaiana.

Senhoras e senhores, façam suas apostas.

CompetiçãoLayback TVO’Neill Coldwater Classic 2012SurfWCT