A guerra social de Dane Reynolds

O troféu da sétima etapa do WCT já gera comoção com mais de um mês de antecedência. Foto: Hurley

Ontem foi um dia estranho, mas não só para Dane Reynolds. Ele está praticamente garantido como wildcard para o Hurley Pro 2013, em Lower Trestles, mas o mérito dessa vez não é só de seu talento em cima de uma prancha de surf.

O formato de triagens adotado pela Hurley este ano tem fases diárias de baterias online (oitavas, quartas, semis e final), decididas através de votação em curtos clipes de cada atleta participante. O favorito Dane Reynolds disputou ontem uma semifinal com cara de final, contra o californiano Cam Richards, de 17 anos.

Cam vinha ganhando o maior número de votos na competição até então, e contra Dane a coisa tomou uma outra proporção. Celebridades como Jamie Foxx e Jaden Smith (o filho de Will Smith) usaram suas mídias sociais para apoiar Cam, enquanto Dane Reynolds foi apoiado por Kelly Slater, Tony Hawk e, aleatóriamente, até o ator de Hollywood Brody Jenner.

A campanha de Kelly Slater pelo seu Instagram não foi nada amena: “Todo mundo quer ver Dane Reynolds surfando Lowers, inclusive eu, mesmo que ele me tire do evento. Eu quero assistir e competir contra os melhores surfistas do mundo. Ele é o surfista mais radical no planeta e tem meu voto…”.  Mesmo assim, Dane sofria uma improvável derrota. Mais improvável ainda foi a consequência disso: a entrada oficial de Dane Reynolds no universo das redes sociais, através da conta @sealtooth no Instagram.

Dane se rendeu aos métodos de autopromoção na web e postou cinco fotos, que lhe renderam 10 mil fãs em algumas horas. Durante este curto intervalo, a situação tomou proporções gigantescas no âmbito das redes sociais das personalidades do surf, com piadas, ataques pessoais e fervorosas campanhas aos dois atletas. No final, Dane venceu por uma diferença de 100 votos na bateria que, de longe, foi a mais votada da competição, com mais de 14 mil votos.

“O que aconteceu hoje? Bom, pra mim, eu estava em uma guerra nas mídias sociais com um garoto de 17 anos da Carolina do Sul, repleta de hilárias participações de celebridades. @camrichards123 Eu não sei o que você estava fazendo mas você deve ser um mago da internet ou algo do tipo. Ou então o pessoal da hurley conseguiu nos fazer ficar dançando para o público à frente de um doentio show de marionetes. De qualquer forma, como é que você conhece o Jamie Foxx? E eu só vi algumas ondas suas (4) mas você tá quebrando, continue assim…” – Dane Reynolds

Depois desta bateria suada, a final das triagens entre Dane Reynolds e Luke Davis ficou fácil demais, e ao que tudo indica, Dane enfim estará no Hurley Pro 2013. Ele já lidera a final por quase 3.000 votos de diferença, mas as votações só encerrarão à meia-noite de hoje. Para votar: thehurleypro.com, e para acompanhar os estranhos acontecimentos deste bizarro ambiente que é a cena do surf no Instagram, não deixe de conferir a sessão Layback Filter periodicamente.

Surf