As possibilidades de classificações pré-Pipemasters

ect name=name=”kaltura_player_1386108812″ id=”kaltura_player_1386108812″ type=”application/x-shockwave-flash” allowScriptAccess=”always” allowNetworking=”all” allowFullScreen=”true” height=”440″ width=”780″ data=”http://www.kaltura.com/index.php/kwidget/wid/1_xspacx8r/uiconf_id/11411941″>video platformvideo managementvideo solutionsvideo player

Após a vitória do havaiano Ezekiel Lau na etapa de Sunset Beach do Vans Hawaiian Triple Crown of Surfing 2013, nos aproximamos da décima e última etapa do WCT, em Pipeline, e o drama da classificação se intensifica.

As 34 vagas do WCT 2014 serão consituídas pelos 22 primeiros colocados do WCT deste ano, 10 dos primeiros colocados do World Ranking e mais dois wildcards (possívelmente concedidos a atletas que se lesionaram no decorrer deste ano). O ex-Tour Manager da ASP, Al Hunt, fez uma precisa análise do atual cenário e as chances de mudanças no ranking de classificação após o Pipemasters e aqui está o veredito:

O atual TOP 10 do World Ranking:
– Adam Melling (AUS)
– Kolohe Andino (USA)
Alejo Muniz (BRA)
Jadson Andre (BRA)
– Mitch Crews (AUS)
– Aritz Aranburu (EUK)
Raoni Monteiro (BRA)
– Travis Logie (ZAF)
– Dion Atkinson (AUS)
– Mitchel Coleborn (AUS)

Estes seriam os classificados e reclassificados para o WCT 2014 caso o cenário permanecesse igual após o Pipemasters, no entanto, alguns nomes correm o risco de sair da zona dos Top 22 e precisar de uma vaga no Top 10 do World Ranking, consequentemente empurrando a lista para baixo e tirando da zona de classificação Mitch Coleborn, Dion Atkinson, e assim por diante. São eles:

– Matt Wilkinson (AUS)
– Bede Durbidge (AUS)
– Brett Simpson (USA)
– Travis Logie (ZAF)
– Miguel Pupo (BRA)
– Adam Melling (AUS)
– Kolohe Andino (USA)
– Patrick Gudauskas (USA)
– Damien Hobgood (USA)
– Alejo Muniz (BRA)

No atual cenário, nenhum Top 22 tem chances de terminar o ano abaixo do 10º colocado do World Ranking (Mitch Coleborn), sendo assim, os 22 primeiros colocados já estão garantidos no WCT 2014, Jadson André é a novidade no contingente de brasileiros na elite, e Mitch é o último possível qualificado para 2014, deixando Willian Cardoso novamente como alternate dos Top 34.

Com o desfalque de Jordy Smith, Owen Wright e Glenn Hall no Pipemasters, Ricardo dos Santos ganha novamente uma vaga de wildcard no evento, assim como Pat Gudauskas, Yadin Nicol e o atual líder do Triple Crown, Zeke Lau.

O Billabong Pipemasters 2013 terá início no dia 8 de dezembro, e as chances de título mundial estão entre Kelly Slater e Mick Fanning. Relembre o que aconteceu por lá no ano passado.

Layback TVSurf