Bruno Lemos abre a temporada 2011/12 do XXL

Nathan Fletcher na maior bomba do swell em Teahupoo. Foto: Bruno Lemos/Billabong XXL.

A ondulação bombástica que atingiu Teahupoo no último dia 27 de agosto vem dando muito “pano pra manga” na mídia internacional e agora abre com chave de ouro o prêmio máximo do big surf, o Billabong XXL Big Wave Awards.

O fotógrafo carioca Bruno Lemos, que há mais de duas décadas fincou moradia no Hawaii, foi o responsável pelo registro da “besta” surfada pelo charger norte-americano Nathan Fletcher, considerada por muitos como a maior e mais sinistra da sessão, que literalmente abre os trabalhos da temporada 2011/2012 do XXL.

Lemos, que é colunista do portal Waves, já emplacou diversas fotos ao longo da história do prêmio, tendo inclusive vencido a categoria Monster Tube em 2011, com uma sequência absurda do havaiano Shane Dorian colocando pra dentro de uma morra gigante em Jaws, na remada.

O fato curioso é que Bruno não havia ficado muito satisfeito com o resultado do trabalho no sábado gigante em Teahupoo, pois estava em um barco que não o colocou “na cara do gol” e comprometeu grande parte do seu material.

Mas nada como um dia após o outro… e assim que a foto de Fletcher clicada por Lemos foi publicada com destaque na página oficial do Billabong XXL no Facebook, batemos um rádio direto pro Hawaii para parabenizá-lo e saber um pouco mais sobre o que aconteceu naquele sábado fatídico no pico dos crânios quebrados.

Sempre amarradão, o carioca falou da emoção e o sentimento de missão cumprida.

Como foi para você esse dia de bombas em Teahupoo?

Foi muito louco! No dia anterior todos os portos do Taití estavam fechados, eles fizeram um alerta vermelho, a lenda era que nenhuma embarcação iria poder sair ao mar. Então foi todo mundo dormir na paranóia. Mas no dia seguinte estava todo mundo no outside. Nas primeiras ondas todos se deram mal, só vaca animal! Vitor Faria foi parar no hospital, Raimana no reef, Maya tomou uma vaca horrivel… depois vem o Raimana todo ensanguentado nas costas e manda fechar o outside, pois estava insurfável e perigoso.
Só para uma hora depois liberar novamente e o pessoal começar a se jogar nas bombas… foi animal!!!
Tinha muito barco no canal. Estava bem perigoso e difícil de se posicionar e além disso muita chuva, o que dificultou muito o meu trabalho. Perdi várias ondas para não molhar “muito” o equipamento, e também várias das minhas fotos saíram com barcos na frente, isso foi a maior deprê! Mas, tranquilo… só de ter presenciado aquela loucura já valeu!

Além dessa foto do Nathan, quais outras que ficaram iradas?

Essa onda do Nathan Fletcher eu só consegui fazer dois frames. Mas ficou bom, depois ele foi explodido dentro do tubo no inside, queria muito ter pego a onda inteira pois foi algo sobrenatural! Eu vi as fotos do Brian Bielmann e ficaram animais também, mas o meu ângulo pegou mais o início da onda, que foi a parte maior. A outra foto boa que fiz foi da bomba do Scooby, que deve ser usada numa campanha publicitária da Nike 6.0. Muitos fotógrafos nesse dia estavam com uma lente 70-200m, com um ângulo mais aberto, eu estava com uma 100-400mm, bem mais fechada. Às vezes isso pode ser ruim, mas no caso da foto do Scooby, funcionou bem!

Meu brother, você está emplacando matéria em alguma revista com esse material?

Na verdade, como falei, nem tinha gostado muito das minhas fotos, então as poucas que saíram boas eu guardei para vender para as marcas, mas eu mostrei as fotos para o editor de fotografia aqui da revista havaiana Freesurf e eles devem usar alguma coisa sim! Também tem um fotógrafo amigo meu, o Nilton Baptista, que pediu para olhar o material e de repente ele usará algo na revista Onda.

Qual foi a onda mais sinistra do dia, na sua opinião?

Sem dúvidas nenhuma a do Nathan Fletcher, a onda foi tão grande que nessa hora todos os barcos tiveram que se mover rapidamente para fora do canal pois se não, iriam ser varridos!

Qual a sua expectativa para a temporada 11/12 do XXL?

Eles devem lançar o site em alguns dias e com certeza terão boas ondas inscritas, esse swell de Fiji e do Taití foram muito bons e devem ser as principais concorrentes até o momento. Posso estar enganado, mas pelo jeito que a temporada do Pacífico Sul foi, devemos ter uma ótima temporada para o Norte Pacífico esse ano. Então ainda tem muita coisa para acontecer, picos como Mavericks e Jaws sempre proporcionam belas performances e vai ter gente chegando junto!

Você aposta em alguma dessas bombas de Teahupoo como vencedoras?

Eu acho que nesse dia vimos fortes candidatos para as categorias Monster Barrel, Ride Of The Year e Worst Wipeout. Com certeza alguma delas vai ser premiada. É aguardar para ver…

Surf