Caos em Huntington Beach após o USOpen 2013

Com o fim do Vans USOpen of Surfing 2013, o caos tomou conta do centro de Huntington Beach, com o público depredando, se envolvendo em diversas brigas e resultando em uma ação da SWAT, a tropa de choque americana.

Segundo o jornal local L.A. Times, há relatos sobre o início de toda a confusão por conta de uma garrafa de ketchup ter sido arremessada do segundo andar de um restaurante em cima de um grupo de pessoas, que teria resultado nos primeiros focos de brigas e desordem. Na seguida, banheiros químicos foram derrubados, carros quebrados e uma loja de surf foi arrombada e saqueada pela multidão estimada em torno de 1 milhão durante o evento. A SWAT usou de balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio para dispersar a multidão, e oito pessoas foram presas.

Esta não é a primeira vez que o evento termina desta forma. O campeonato Op Pro de 1986 teve um encerramento semelhante na praia de Huntington, manchando a imagem do esporte.

Entre alguns tweets de surfistas profissionais sobre o caso, o de Ace Buchan resume o sentimento da maioria:
“Revoltas acontecendo em Huntington Beach neste momento. Helicópteros e sirenes para todos os lados. Um triste fim para uma boa semana, mas não estou surpreendido.”

Enquanto isso, Shane Beschen tenta de todas as formas convencer a CNN a mudar sua manchete “Revolta de surfistas confronta polícia”, uma das várias manchetes lançadas hoje atribuindo o ocorrido à imagem de surfistas.

Surf