John John Florence no Eddie Aikau 2012/2013

John John Florence, um dos únicos do WCT a se arriscar na sessão de freesurf em Cloudbreak gigante, durante a etapa Volcom Fiji Pro 2012. Foto: Sean Rowland

Alguma dúvida do motivo do nome Ian Walsh na lista? Cloudbreak, Fiji, 7 de junho de 2012. Foto: Kirstin Scholtz

Mesmo após um acidente lhe deixar com alguns pontos na perna, Alex Gray impressionou descendo algumas das maiores em Pipeline durante o Volcom Pipe Pro 2012. Foto: Brent Bielmann

Ano passado, John John Florence era um dos alternates do The Eddie, agora, ele tem a honra de ser um dos convidados do evento. Foto: Quiksilver

Saiu a lista de convidados do Quiksilver in Memory of Eddie Aikau 2012/2013, o mais renomado campeonato de ondas grandes da história que acontecerá entre os dias 01/12/2012 e 28/02/3013, e nela estão três novidades: os havaianos John John Florence e Ian Walsh, e o californiano Alex Gray.

Todo ano é feita uma votação entre os maiores surfistas de ondas grandes do mundo e uma nova lista de convidados e alternates é apresentada. Ter seu nome lá é uma das maiores honras que um big rider pode ter na vida.

Ian Walsh vem se destacando cada vez mais nos maiores swells em Jaws, e hoje está entre o seleto grupo de surfistas que dita o que é possível surfando na remada por lá. Ele também fez uma aparição ilustre em Fiji, durante o Volcom Fiji Pro 2012, para participar de uma das sessões de freesurf mais épicas que temos conhecimento, em Cloudbreak.

No último ano, Alex Gray mostrou seu real potencial nas ondas grandes, impressionando durante o Volcom Pipe Pro, mesmo após um acidente que o deixou com alguns pontos na perna, se atirando nos maiores swells que encostaram no Havaí, Taití, Fiji e México, e registrando tudo de forma majestosa para seu blog Turkeymelt.

Mas o nome que chama atenção mesmo na lista do evento é John John Florence. Disparado o rookie mais consistente de 2012 e atual quarto lugar no ranking mundial do WCT, John John proporcionou uma das finais mais emocionantes da história dos campeonatos de surf, no início do ano, contra Jamie O’Brien no Volcom Pipe Pro, e foi um dos únicos surfistas do WCT a se arriscar na sessão de freesurf em Cloudbreak gigante.

“Durante minha vida toda eu ia nas cerimônias de abertura do The Eddie, quando eu era pequeno eu olhava aqueles caras com as pranchas imensas, e participava dos círculos na água. E quando eles decidem rodar o The Eddie, é um dos campeonatos mais divertidos de se assistir de todos os tempos, porque não é sempre que ele acontece, então quando acontece os caras se jogam nas maiores ondas e tudo se passa tão perto do público, é muito doido… Não sei se estou mais empolgado ou com medo!” – John John Florence

A última vez que o campeonato aconteceu em Waimea, Hawaii, foi em 2009, na edição de comemoração de 25 anos de evento (highlights acima).

Lista de convidados – Quiksilver in Memory of Eddie Aikau 2012/2013
Alex Grey
Bruce Irons
Carlos Burle
Clyde Aikau
Dave Wassel
Garrett Macnamara
Grant Baker
Greg Long
Ian Walsh
Jamie O’Brien
Jamie Sterling
Jeremy Flores
John John Florence
Kala Alexander
Kelly Slater
Kohl Christensen
Makua Rothman
Mark Healey
Nathan Fletcher
Noah Johnson
Peter Mel
Ramon Navarro
Reef Mcinthosh
Ross Clarke-Jones
Shane Dorian
Sunny Garcia
Takayuki Wakita
Tom Carroll
Layback TVSurf