Sexta Básica: Pranchas Experimentais

O projeto Board Eat Board, de Rob Machado

O californiano Ryan Burch mostrou seu quiver atual de pranchas assimétricas para a revista TransworldSurf deste mês. Há alguns anos, Ryan deixou as competições de lado para inovar com seus shapes próprios e procurar uma relação mais “experimental” com o surf. As primeiras pranchas assimétricas foram patenteadas em 1967 pelo shaper de San Diego, Carl Ekstrom, no entanto, ultimamente têm recebido uma atenção considerável. As pranchas se provaram funcionais, quando surfadas por Ryan e, é bem capaz de ainda vermos muito mais delas por aí nos próximos anos.

Ryan Burch com uma de suas pranchas de surf assimétricas

É válido mencionar também que esta tal “relação experimental” que Ryan tem com o surf chegam à ponto de faze-lo surfar (e bem!) com um simples bloco de prancha… bruto. O deste vídeo é um 4’10.

Ryan Burch surfando em um bloco tamanho 4’10

É claro que não poderíamos deixar de falar da lenda Derek Hynd. O australiano de 54 anos já teve sua época de glória surfando profissionalmente, quase chegando ao top 5 do mundo. Durante uma bateria contra Mike Savage, em 1980 pelo IPS World Tour, Derek sofreu um acidente e teve seu olho esquerdo cortado por sua própria quilha, o forçando a largar as competições e enxergar a vida de uma nova forma. Coincidência ou não, há pouco mais de 5 anos, Derek afirma que, devido a sua idade e as limitações de seu físico, as imposições do surf como conhecemos se tornaram muito desgastantes para ele e por isso resolveu abolir por completo o uso de quilhas. Derek Hynd vem desenvolvendo e evoluindo de forma surpreendente seus shapes e a arte do “minimalismo”, como ele mesmo diz. A experiência do Free Friction (fricção livre), em que ele hoje investe, é algo inspirador.

Derek Hynd surfando com uma de suas pranchas sem quilhas em J-Bay
Layback TVSexta BásicaSurf
Mais de: