15 anos sem Dennis Brown

Extremamente talentoso e definitivamente um prodígio, Dennis Emmanuel Brown é considerado até hoje uma das maiores vozes que o reggae jamaicano já teve. Apelidado de ‘The Crown Prince of Reggae’, é um dos grandes nomes do subgênero lovers rock, e sua extensa e precoce carreira conta com inúmeros discos que começaram a ser lançados quando ele tinha apenas 13 anos de idade.

Em seu currículo, grandes parcerias e trabalhos com muitos dos maiores nomes do reggae como, Clement ‘Coxsone’ Dodd (Studio One), Horace Andy, Alton Ellis, Joe Gibbs, Lee ‘Scratch’ Perry, Junior Delgado, Sly & Robbie e Gregory Isaacs, com quem chegou a lançar dois álbuns, um inclusive intitulado de Blood Brothers.

Esteve no Brasil apenas duas vezes, e em sua segunda passagem por aqui, em 1999, durante sua apresentação em São Paulo, passou mal e foi diagnosticado com uma severa pneumonia. Ao retornar a Kingston, Jamaica, foi internado, porém não resistiu e faleceu tragicamente com apenas 42 anos de idade. Em um funeral tocante que durou mais de três horas, o primeiro ministro jamaicano da época James Patterson discursou em tributo a Dennis Brown, “Ao longo dos anos, Dennis Brown se destacou como um dos melhores e mais talentosos músicos de nosso tempo. O Crown Prince of Reggae, como ele era conhecido, nos deixou um vasto repertório de músicas que vão continuar satisfazendo os corações e as mentes de nós todos durante gerações.”

O legado de Dennis Brown e as pedras das outras lendas citadas no texto, você confere diariamente na Sessão Reggae da Radio Layback.

Throwback